CESPE/CEBRASPE o que você sabe essa BANCA?
Quem é concurseiro, com certeza, você já ouviu falar muitas coisas horríveis sobre a aplicação das provas com o método CESPE/CEBRASPE.
Atualmente, a banca é um órgão vinculado ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), mas o método de avaliação das provas continua o mesmo.
Em algum momento da sua vida, você já deve ter se deparado com algum concurso organizado pela banca CESPE/CEBRASPE. Caso isso não tenha acontecido, não se preocupe, muitos concursos virão por aí!.
A banca CESPE/CEBRASPE é uma das maiores organizadoras de concursos do país e, se você deseja conquistar um cargo público, você precisa conhecer o método de realização das provas organizadas por ela.
E como são?
As provas são formadas por questões de múltipla escolha com cinco alternativas como opção de resposta, mas o grande diferencial da CESPE/CEBRASPE – e o que traz o pavor da maioria dos candidatos – são as questões que você precisa escolher entre marcar certo ou errado.
As questões de certo ou errado são analisadas individualmente e cada questão errada anula uma questão certa. Você entende qual o problema? Isso torna a prova muito mais difícil. Não adianta fazer uma prova CESPE/CEBRASPE sem saber os conteúdos e chutar as respostas. Todas as questões que você errar vão alterar muito seu resultado final.
Para passar em um concurso CESPE/CEBRASPE, você não vai poder apenas decorar as matérias, você vai precisar estudar de verdade e aprender os conteúdos. Em muitos casos, mudam apenas uma palavra, deixando a questão errada, a famosa pegadinha (pega).
O CESPE/CEBRASPE também tem hábito de cobrar um raciocínio mais analítico, muitas vezes, exigindo uma capacidade de interpretar gráficos e dados, por isso na hora de usar estatísticas, esteja atualizado.
Como estudar para a CESPE/CEBRASPE?
Se você quer resolver as questões CESPE com sucesso, você precisa treinar. Faça simulados, provas de concursos anteriores! As questões costumam ser longas e muito difíceis. Uma boa ideia é fazer o simulado controlando o tempo que você precisa para resolver cada questão.
Resolver questões é ESSENCIAL e comece sempre pelo seu grau de dificuldade, lembre-se primeiro o mais importante!
E muita leitura, atualidades!
Quem acredita, VENCE‼